SiSU
Estratégia para uma inscrição de sucesso!

Confira as dicas estratégicas dos especialistas da Plataforma AZ para os aspectos mais complexos do SiSU.
como funciona o sisu
Primeiro, entenda como o SiSU funciona.
bons resultados no sisu
As opções tem uma lógica que pode auxiliar nos seus bons resultados.
tomada de decisão no sisu
Tome as melhores decisões para alcançar a vaga na universidade dos sonhos.

Como funciona?

No SiSU os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem mais recente. O interessado escolhe até duas opções de curso, podendo ser classificado ou não na "chamada regular". Após a divulgação desse primeiro resultado, o sistema permite que os candidatos que não foram selecionados manifestem o interesse na "lista de espera", em um dos cursos escolhidos anteriormente.

Essas informações são compartilhadas com as universidades cadastradas (que passam a ter o controle de todo o processo de reclassificação, até então realizado pelo SiSU) e, por essa razão, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Lógica das Opções

Estratégia é a palavra-chave para o sucesso na inscrição para o SiSU. Ainda que seja necessário contar com um pouco de "sorte" para essa conquista, é possível fazer a escolha com maiores chances de êxito.

Para isso, os especialistas do AZ separaram algumas dicas que podem te auxiliar a escolher os cursos com base na "lógica das opções".
  • Primeira opção de curso
    Escolha aqui um curso mais desejado que na segunda opção, pois se você for classificado na primeira opção, não poderá concorrer à outra vaga.
    01
  • Segunda opção de curso
    Aqui você deve escolher um curso que você aceitaria fazer, ainda que seja menos desejado.
    Lembre-se: se for classificado na 1ª ou 2ª segunda opção, você não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.
    02

Tomada da decisão

Para tomar a melhor decisão sobre qual curso e universidade apostar neste momento, é preciso se basear em algumas estimativas e análises das tendências prováveis entre os candidatos à sua carreira.

Para cada combinação de curso e universidade que você gostaria de concorrer, procure as seguintes informações:

  • Notas de corte de anos anteriores;
  • Notas de corte provisórias do último dia do SiSU;
  • Quantidade de vagas disponíveis no seu perfil de concorrência;
  • Número de reclassificados em anos anteriores (para encontrar esse dado, acesse o site da universidade e procure as listas de reclassificados).

IMPORTANTE: avalie essas informações junto aos seus dados no SiSU (distância em pontos para a nota de corte provisória e a posição na classificação provisória). Sugerimos que também se questione sobre quantas pessoas teriam que desistir para você conseguir uma vaga e qual é o percentual de vagas disponibilizadas correspondente.

Confira um exemplo na tabela abaixo para entender como usar essas informações para tomar a melhor decisão.

como tomar boas decisões no sisu

DICA: avalie os dados e tente simular o que você escolheria para a sua primeira e segunda opções.

Vale ressaltar, no entanto, que nem mesmo uma super análise das circunstâncias é capaz de nos dar 100% de certeza diante de alguns panoramas, pois existem algumas premissas incertas, inclusive sobre qual será o comportamento final dos estudantes no dia do fechamento do SiSU.


Boa sorte!
Plataforma AZ de Aprendizagem
www.plataformaaz.com.br